segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Sesc vai a escola!


No dia 24 de março está agendada a presença do SESC aqui no CEVI(horário 10h e 14h). O programa Passaporte literário trará apresentações teatrais e a chegada do baú literário. O público alvo é a educação infantil (até o 5º ano).


Os livros do baú vão ficar a disposição dos alunos. O empréstimo deverá ser agendado com a Betinha na nossa biblioteca. Mais uma opção de cultura e lazer. Aproveitem!

O CIEE confirma parceria com o CEVI

O mercado de trabalho é acirrado e competitivo, aos alunos do CEVI reservamos uma ótima oportunidade: o cadastro no CIEE. “O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é uma instituição filantrópica mantida pelo empresariado nacional.O maior objetivo do CIEE, nestes 46 anos de existência é encontrar, para os estudantes de nível médio, técnico e superior uma oportunidade de estágio que os auxiliem a colocar em prática tudo o que aprenderam na teoria.

Para a inscrição o estudante precisa ter em mãos: identidade e CPF. A idade para aprendiz é de 14 anos e para estágio 16 e, claro, cursando o ensino médio. As inscrições podem ser feitas pelo site.

www.ciee.org.br

Ou na própria sede do CIEE em Três Rios que funciona na Rua Barão de Entre Rios, 343. Centro. Telefone 24 22551499.

Aproveitem esta oportunidade!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Biblioteca começa o cadastro para empréstimo de livros



Elisabete Cristina Barros de Sá, a Betinha, que é coordenadora da educação infantil (Ensino Fundamental, 1º segmento) é responsável por organizar e controlar o acesso dos alunos à nossa biblioteca. Ela informa que a biblioteca já começou a emprestar livros, mas que para isso os alunos têm que fazer um cadastro. Desde ontem já foram feitos mais de 80 cadastros, sendo que a maior parte dos interessados faz parte do primeiro segmento do Ensino Fundamental.


O cadastro é feito de forma simples e rápida. Poucos dados, tais como nome, data de nascimento e telefone, garantem o empréstimo do livro por dez dias. Havendo ainda a possibilidade de renovar esse cadastro.

Ao contrário do que a maioria pode pensar, temos livros que também atende a necessidade de leitores do Ensino Médio. Revistas, material destinado ao público que fará o vestibular, livros de autoajuda, entre outros. Vale a pena conferir!


A biblioteca também recebe doações de livros. Procure em sua casa! Livros são para serem lidos e não para enfeitar a prateleira. A escola e os alunos (leitores) agradecem de antemão o seu emprenho em nos ajudar.

Boa leitura!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Primeiro dia de aula, 2011. (Projeto de núcleos temáticos)

No dia 7 de Fevereiro de 2011, demos início ao ano letivo. A proposta foi inovadora aqui no CEVI. Como sugestão da professora Naiane dividimos os professores em núcleos temáticos, tentando romper com essa estrutura de horários fixos em cada disciplina. Antes de especificarmos cada núcleo passemos a proposta como um todo.
Abriu-se a aula inaugural com as boas vindas da diretora Hélida aos alunos no pátio. A recepção calorosa apresentou um pouco do que ainda iria vir. Após breve explicação e cumprimentos, alguns dos pais presentes acompanharam os alunos até suas respectivas salas. Cada professor em seu horário tratou de individualizar os cumprimentos e melhor esclarecer a proposta.

Cada momento inovador exige novas atitudes de quem o faz.

A apresentação da nossa nova biblioteca aconteceu de forma livre e exploradora. Os professores Naiane e Fabrício receberam os alunos, divididos por salas, e apresentaram às obras literárias e históricas presente no nosso acervo. Ênfase para o jornal do século, que ilustra muito bem todos os acontecimentos históricos de cada ano do século passado.


Além de livros o espaço também contava com máscaras e fantoches das principais histórias infantis. Também parte do acervo do Cevi.


A professora de Biologia, Marcela, apresentou vídeos, cartazes e curiosidades sobre a matéria. Ilustrações proporcionaram um contato revisional a quem já viu esta matéria e uma apresentação informal para quem ainda não conhece. Este núcleo representa as disciplinas relacionadas à saúde e biologia. Outros professores também pertencem a este grupo, porém não estavam na escola e foram bem representados pela professora Marcela.


O enxadrista, professor de matemática e geometria, Venusiano, apresentou aos alunos as técnicas e as curiosidades do famoso jogo de tabuleiro: xadrez. Uma das maiores novidades para 2011, no Centro de Ensino Vila Isabel.