3ª Etapa da Educação Básica
Finalidades
“O Ensino Médio, etapa final da Educação Básica , com duração mínima de três Anos , terá como Finalidade: 1. A consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando os prosseguimentos dos estudos; 2. A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; 3. A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.” Organização Curricular Para cumprir as finalidades do Ensino Médio previstas pela lei, o currículo é organizado de modo a: 1. Ter presente que os conteúdos curriculares não são fins em si mesmos mas meios básicos para constituir competências cognitivas ou sociais, priorizando-as sobre as informações; 2. Ter presente que as linguagens são indispensáveis para a construção de conhecimentos e competências; 3. Adotar metodologias de ensino diversificadas, que estimulem a reconstrução do conhecimento e mobilizem o raciocínio, a experimentação, a solução de problemas e outras competências cognitivas superiores; 4. Reconhecer que as situações de aprendizagem provocam também sentimentos e requerem trabalhar a afetividade do aluno; Os princípios pedagógicos, estruturadores do currículos, são: 2. Diversidade e autonomia; 3. Interdisciplinaridade; O currículo é organizado com uma Base Comum Nacional e uma Parte Diversificada. A Base Comum Nacional está estruturada conforme competências básicas distribuídas em três áreas, a saber: 1. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, objetivando a constituição de competências e habilidades que permitam ao educando: a) Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva as realidade pela construção de significados , expressão, comunicação e informação. b) Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas; c) Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção; d) Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade; e) Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais; f) Entender os princípios das tecnologias da comunicação e da informação, associá-las aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte e aos problemas que se propõem solucionar; g) Entender a natureza das tecnologias da comunicação e da informação de diferentes meios de comunicação, linguagens e códigos, bem como a função integradora que elas exercem na sua relação com as demais tecnologias. h) Entender o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida, nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social. i) Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida. 2. Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias, objetivando a constituição de habilidades e competências que permitam ao educando: a) Compreender as ciências como construções humanas, entendendo como elas se desenvolvem por acumulação, continuidade ou ruptura de paradigmas, relacionando o desenvolvimento científico com a transformação da sociedade. b) Entender e aplicar métodos e procedimentos próprios das ciências naturais. c) Identificar variáveis relevantes e selecionar os procedimentos necessários para a produção, análise e interpretação de resultados de processos ou experimentos científicos e tecnológicos. Compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculo de probabilidades. e) Identificar, analisar e aplicar conhecimentos sobre valores de variáveis, representados em gráficos, diagramas ou expressões algébricas, realizando previsão de tendências, extrapolações e interpolações e interpretações; f) Analisar qualitativamente dados quantitativos representados gráfica ou algebricamente relacionados a contextos sócio-econômicos, científicos ou cotidianos; g) Apropriar-se dos conhecimentos da física, da química e da biologia e aplicar esses conhecimentos para explicar o funcionamento do mundo natural, planejar executar e avaliar ações de intervenção na realidade natural. h) Identificar, representar e utilizar o conhecimento geométrico para o aperfeiçoamento da leitura, da compreensão e da ação sobre a realidade. i) Entender a relação entre o desenvolvimento das ciências naturais e o desenvolvimento tecnológico e associar as diferentes tecnologias aos problemas que se propuseram e propõem solucionar. j) Entender o impacto das tecnologias associadas às ciências naturais na sua vida pessoal, nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social. k) Aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais na escola , no trabalho e em outros contextos relevantes para a sua vida. l) Compreender conceitos, procedimentos e estratégias matemáticas e aplica-las a situações diversas no contexto das ciências, da tecnologia e das atividades cotidianas. 3. Ciências Humanas e suas tecnologias, objetivando a constituição de competências e habilidades que permitam ao educando: a) Compreender os elementos cognitivos, afetivos, sociais e culturais que constituem a identidade própria e dos outros. b) Compreender a sociedade, sua gênese e transformação e os múltiplos fatores que nelas intervêm, como produtos da ação humana; a si mesmo como agente social; e os processos sociais como orientadores da dinâmica dos diferentes grupos de indivíduos. c) Compreender o desenvolvimento da sociedade como processo de ocupação de espaços físicos e as relações da vida humana com a paisagem, em seus desdobramentos político-sociais, culturais, econômicos e humanos. d) Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associndo-as às práticas dos diferentes grupos e atores sociais, aos princípios que regulam a convivência em sociedade, aos direitos e deveres da cidadania, à justiça e à distribuição dos benefícios econômicos. e) Traduzir os conhecimentos sobre a pessoa, a sociedade, a economia, as práticas sócias e culturais em condutas de indagação, análise, problematização e protagonismo diante de situações novas, problemas ou questões da vida pessoal, social, política, econômica e cultural. f) Entender os princípios das tecnologias associadas ao conhecimento do indivíduo, da sociedade e da cultura, entre as quais as de planejamento, organização, gestão, trabalho de equipe, e associa-las aos problema que se propõem resolver. g) Entender o impacto das tecnologias associadas às ciências humanas sobre a sua vida pessoal, os processos de produção, o desenvolvimento do conhecimento e a vida social. h) Entender a importância das tecnologias contemporâneas de comunicação e informação para o planejamento, gestão , organização, fortalecimento do trabalho de equipe. i) Aplicar as tecnologias das ciências humanas e sociais na escola , no trabalho e outros contextos relevantes para sua vida. As áreas não eliminam as disciplinas – antes, permitem reagrupar os conhecimentos, evitando-se a fragmentação. Daí a importância do desenvolvimento de projetos e atividades, além das aulas por disciplinas. A Base Comum Nacional dos currículos do ensino médio deverá contemplar as três áreas do conhecimento, com tratamento metodológico que evidencie a interdisciplinaridade e a contextualização. Interdisciplinaridade entendida como interação dos conhecimentos. Todo conhecimento mantém um diálogo com outros conhecimentos, que serve para questionar, confirmar, negar, complementar, ampliar, ou iluminar aspectos não considerados. E contextualização no sentido do que se aprende. A contextualização retira o aluno da condição de espectador passivo, ao trazendo para a escola experiências pessoais, sociais e culturais. Destacam-se os contextos do trabalho e do exercício da cidadania, e outros , como o da saúde, o do ambiente natural, o do meio cultural e o da vida urbana, ou rural. A Parte Diversificada do currículo destina-se a atender às características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela( Art.26 da LDB). Complementa a Base Comum Nacional e será definida em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar. Expressa as prioridades estabelecidas no projeto pedagógico da unidade escolar e a inserção do aluno na construção do seu currículo. Está organicamente integrada à base comum nacional, por contextualização, por complementação, diversificação, enriquecimento, desdobramento, entre outras formas de integração. A língua estrangeira moderna, está incluída no cômputo da carga horária da parte diversificada. Não há dissociação entre a formação geral e a preparação para o trabalho, nem eta última se confunde com a formação profissional. A preparação básica para o trabalho está presente tanto na base comum como na parte diversificada. Os princípios axiológicos que devem inspirar o currículo foram propostos para atender o que a lei demanda quanto a: · Fortalecimento dos laços de solidariedade e de tolerância recíproca; Aprimoramento como pessoa humana; · Exercício da cidadania. A interdisciplinaridade e contextualização são propostas como princípios pedagógicos estruturados do currículo para atender o que a lei estabelece quanto às competências de: · Vincular a educação ao mundo do trabalho e à prática social; · Compreender os significados; · Ser capaz de continuar aprendendo; · Preparar-se para o trabalho e o exercício da cidadania; · Ter autonomia intelectual e pensamento crítico; · Ter flexibilidade para adaptar-se a novas condições de ocupação; · Compreender os fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos; · Relacionar a teoria com a prática. Na área de Linguagens e códigos estão destacadas as competências que dizem respeito à constituição de significados que serão de grande valia para a aquisiçÃo e formalização de todo os conteúdos curriculares, para a construção da identidade e o exercício da cidadania. São identificadas nesta área as disciplinas , atividades e conteúdos relacionadas às diferentes formas de expressão das quais a língua portuguesa é imprescindível. Mas é importante destacar que o agrupamento das linguagens busca estabelecer correspondência não apenas entre as formas de comunicação – das quais as artes, as atividades físicas e a informática fazem parte inseparável – como evidenciar a importância de todas as linguagens enquanto constituintes dos conhecimentos e das identidades dos alunos, de modo a contemplar as possibilidades artísticas, lúdicas e motoras de conhecer o mundo. A utilização dos códigos que dão suporte às linguagens não visa apenas o domínio técnico mas principalmente a competência de desempenho, o saber usar as linguagens em diferentes situações ou contextos, considerando inclusive os interlocutores ou públicos. NA área das Ciências da Natureza e Matemática incluem-se as competências relacionadas à apropriação de conhecimentos da física, da química, da biologia e suas interações ou desdobramentos como formas indispensáveis de entender e significar o mundo de modo organizado e racional como também de participar do encantamento que os mistérios da natureza exercem sobre o espírito que aprende a ser curioso, indagar e descobrir. O agrupamento das ciências da natureza tem ainda o objetivo de contribuir para compreensão do significado da ciência s da tecnologia na vida humana e social de modo a gerar protagonismo diante das inúmeras questões políticas e sociais para cujo entendimento e solução as ciências da natureza são uma referência relevante. A presença da matemática nessa área se justifica pelo que de ciência tem a matemática, pela sua afinidade com as ciências da natureza, na medida em que é um dos principais recursos de constituição e expressão dos conhecimentos destas últimas, e finalmente pela importância de integrar a matemática com os conhecimentos que lhes são mais afins. Na área das Ciências Humanas, da mesma forma, destacam-se as competências relacionadas à apropriação dos conhecimentos dessas ciências com as suas particularidades metodológicas, nas quais o exercício da indução é indispensável. Pela construção do significado de seus objetos e métodos, o ensino das ciências humanas e sociais deverá desenvolver a compreensão do significado da identidade, da sociedade e da cultura, que configuram os campos de conhecimentos de história, geografia, sociologia, antropologia, psicologia, direito, entre outros. Nesta área se incluirão também os estudos de filosofia e sociologia necessários ao exercício da cidadania, para cumprimento do que manda a letra da lei. No entanto, é indispensável lembrar que o espírito da LDB é muito mais generoso com a constituição da cidadania e não a confina a nenhuma disciplina específica, todos os conteúdos curriculares desta área, embora não exclusivamente dela, deverão contribuir para a construção da identidade dos alunos e para o desenvolvimento de um protagonismo social solidário, responsável e pautado na igualdade política. A presença das Tecnologias em cada uma das: A opção por integrar os campos ou atividades de aplicação, isto é, os processos tecnológicos próprios de cada área de conhecimento resulta da importância que ela adquire na educação geral – e não mais apenas na profissional – em especial no nível do ensino médio. Neste a tecnologia é o tema por excelência que permite contextualizar os conhecimentos de todas as áreas e disciplinas no mundo do trabalho. Não se tratará apenas de apreciar ou dar significado ao uso da tecnologia, mas de conectar os inúmeros conhecimentos com suas aplicações tecnológicas. Está ligada à atividades relacionadas à aplicação dos conhecimentos e habilidades construídas ao longo da educação básica, dando expressão concreta à preparação básica para o trabalho. Tais como o uso de recursos de comunicação como vídeos e infográficos e todo o mundo da multimídia; das técnicas de trabalho em equipe; do uso de sistemas de indicadores sociais e tecnologias de planejamento e gestão. Para não mencionar a incorporação das tecnologias e de materiais mais diferenciados na arquitetura, escultura, pintura, teatro e outras expressões artísticas. Se muitas dessas aplicações, como produto, têm afinidade com as ciências naturais, como processos identificam-se com as linguagens e as ciências humanas e sociais. |