Ensino Médio





3ª Etapa da Educação Básica

  Finalidades

“O Ensino Médio, etapa final da Educação Básica , com duração mínima de três Anos , terá como Finalidade:
1.       A consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando os prosseguimentos dos estudos;
2.       A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
3.       A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.”

  Organização Curricular
Para cumprir as finalidades do Ensino Médio previstas pela lei, o  currículo é organizado de modo a:
1.       Ter presente que os conteúdos curriculares não são fins em si mesmos mas meios básicos para constituir competências cognitivas ou sociais, priorizando-as sobre as informações;
2.       Ter presente que as linguagens são indispensáveis para a construção de conhecimentos e competências;
3.       Adotar metodologias de ensino diversificadas, que estimulem a reconstrução do conhecimento e mobilizem o raciocínio, a experimentação, a solução de problemas  e outras competências cognitivas superiores;
4.       Reconhecer que as situações de aprendizagem provocam também sentimentos e requerem trabalhar a afetividade do aluno;
Os princípios pedagógicos, estruturadores do currículos, são:
1.       Identidade;
2.       Diversidade e autonomia;
3.       Interdisciplinaridade;
4.       Contextualização;
O currículo é organizado com uma Base Comum Nacional e uma Parte Diversificada.
A Base Comum Nacional está estruturada conforme competências básicas distribuídas em três áreas, a saber:
1.       Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, objetivando a constituição de competências e habilidades que permitam ao educando:
a)       Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva as realidade pela construção de significados , expressão, comunicação e informação.
b)       Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas;
c)       Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das  linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção;
d)       Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade;
e)       Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais;
f)         Entender os princípios das tecnologias da comunicação e da informação, associá-las aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte e aos problemas que se propõem solucionar;
g)       Entender a natureza das tecnologias da comunicação e da informação de diferentes meios de comunicação, linguagens e códigos, bem como a função integradora que elas exercem na sua relação com as demais tecnologias.
h)       Entender o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida, nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
i)         Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.

2.       Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias, objetivando a constituição de habilidades e competências que permitam ao educando:
a)       Compreender as ciências como construções humanas, entendendo como elas se desenvolvem por acumulação, continuidade ou ruptura de paradigmas, relacionando o desenvolvimento científico com a transformação da sociedade.
b)       Entender e aplicar métodos e procedimentos próprios das ciências naturais.
c)       Identificar variáveis relevantes e selecionar os procedimentos necessários para a produção, análise e interpretação de resultados de processos ou experimentos científicos e tecnológicos.
        Compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculo de probabilidades.
e)       Identificar, analisar e aplicar conhecimentos sobre valores de variáveis, representados em gráficos, diagramas ou expressões algébricas, realizando previsão de tendências, extrapolações e interpolações e interpretações;
f)         Analisar qualitativamente dados quantitativos representados gráfica ou algebricamente relacionados a contextos sócio-econômicos, científicos ou cotidianos;
g)       Apropriar-se dos conhecimentos da física, da química e da biologia e aplicar esses conhecimentos para explicar o funcionamento do mundo natural, planejar executar e avaliar ações de intervenção na realidade natural.
h)       Identificar, representar e utilizar o conhecimento geométrico para o aperfeiçoamento da leitura, da compreensão e da ação sobre a realidade.
i)         Entender a relação entre o desenvolvimento das ciências naturais e o desenvolvimento tecnológico e associar as diferentes tecnologias aos problemas que se propuseram e propõem solucionar.
j)         Entender o impacto das tecnologias associadas às ciências naturais na sua vida pessoal, nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
k)       Aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais na escola , no trabalho e em outros contextos relevantes para a sua vida.
l)         Compreender conceitos, procedimentos e estratégias matemáticas e aplica-las a situações diversas no contexto das ciências, da tecnologia e das atividades cotidianas.
3.       Ciências Humanas e suas tecnologias, objetivando a constituição de competências e habilidades que permitam ao educando:
a)       Compreender os elementos cognitivos, afetivos, sociais e culturais que constituem a identidade própria e dos outros.
b)       Compreender a sociedade, sua gênese e transformação e os múltiplos fatores que nelas intervêm, como produtos da ação humana; a si mesmo como agente social; e os processos sociais como orientadores da dinâmica dos diferentes grupos de indivíduos.
c)      Compreender o desenvolvimento da sociedade como processo de  ocupação de espaços físicos e as relações da vida humana com a paisagem, em seus desdobramentos político-sociais, culturais, econômicos e humanos.
d)       Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associndo-as às práticas dos diferentes grupos e atores sociais, aos princípios que regulam a convivência em sociedade, aos direitos e deveres da cidadania, à justiça e à distribuição dos benefícios econômicos.
e)       Traduzir os conhecimentos sobre a pessoa, a sociedade, a economia, as práticas sócias e culturais em condutas de indagação, análise, problematização e protagonismo diante de situações novas, problemas ou questões da vida pessoal, social, política, econômica e cultural.
f)         Entender os princípios das tecnologias associadas ao conhecimento do indivíduo, da sociedade e da cultura, entre as quais as de planejamento, organização, gestão, trabalho de equipe, e associa-las aos problema que se propõem resolver.
g)       Entender o impacto das tecnologias associadas às ciências humanas sobre a sua vida pessoal, os processos de produção, o desenvolvimento do conhecimento e a vida social.
h)       Entender a importância das tecnologias contemporâneas de comunicação e informação para o planejamento, gestão , organização, fortalecimento do trabalho de equipe.
i)         Aplicar as tecnologias das ciências humanas e sociais na escola , no trabalho e outros contextos relevantes para sua vida.
As áreas não eliminam as disciplinas – antes, permitem reagrupar os conhecimentos, evitando-se a fragmentação. Daí a importância do desenvolvimento de projetos e atividades, além das aulas por disciplinas.
A Base Comum Nacional dos currículos do ensino médio deverá contemplar as três áreas do conhecimento, com tratamento metodológico que evidencie a interdisciplinaridade e a contextualização.
Interdisciplinaridade entendida como interação dos conhecimentos. Todo conhecimento mantém um diálogo com outros conhecimentos, que serve para questionar, confirmar, negar, complementar, ampliar, ou iluminar aspectos não considerados.
E contextualização no sentido do que se aprende. A contextualização retira o aluno da condição de espectador passivo, ao trazendo para a escola experiências pessoais, sociais e culturais. Destacam-se os contextos do trabalho e do exercício da cidadania, e outros , como o da saúde, o do ambiente natural, o do meio cultural e o da vida urbana, ou rural.
A Parte Diversificada do currículo destina-se a atender às características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela( Art.26 da LDB). Complementa a Base Comum Nacional e será definida em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar. Expressa as prioridades estabelecidas no projeto pedagógico da unidade escolar e a inserção do aluno na construção do seu currículo.
Está organicamente integrada à base comum nacional, por contextualização, por complementação, diversificação, enriquecimento, desdobramento, entre outras formas de integração.
A língua estrangeira moderna, está incluída no cômputo da carga horária da parte diversificada.
Não há dissociação entre a formação geral e a preparação para o trabalho, nem eta última se confunde com a formação profissional.
A preparação básica para o trabalho está presente tanto na base comum como na parte diversificada.
Os princípios axiológicos que devem inspirar o currículo foram propostos para atender o que a lei demanda quanto a:
·         Fortalecimento dos laços de solidariedade e de tolerância recíproca;
·         Formação de valores;
          Aprimoramento como pessoa humana;
·         Formação ética;
·         Exercício da cidadania.
A interdisciplinaridade e contextualização são propostas como princípios pedagógicos estruturados do currículo para atender o que a lei estabelece quanto às competências de:
·         Vincular a educação ao mundo do trabalho e à prática social;
·         Compreender os significados;
·         Ser capaz de continuar aprendendo;
·         Preparar-se para o trabalho e o exercício da cidadania;
·         Ter autonomia intelectual e pensamento crítico;
·         Ter flexibilidade para adaptar-se a novas condições de ocupação;
·         Compreender os fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos;
·         Relacionar a teoria com a prática.
Na área de Linguagens e códigos estão destacadas as competências que dizem respeito à constituição de significados que serão de grande valia para a aquisiçÃo e formalização de todo os conteúdos curriculares, para a construção da identidade e o exercício da cidadania. São identificadas nesta área as disciplinas , atividades e conteúdos relacionadas às diferentes formas de expressão das quais a língua portuguesa é imprescindível. Mas é importante destacar que o agrupamento das linguagens busca estabelecer correspondência não apenas entre as formas de comunicação – das quais as artes, as atividades físicas e a informática fazem parte inseparável – como evidenciar a importância de todas as linguagens enquanto constituintes dos conhecimentos e das identidades dos alunos, de modo a contemplar as possibilidades artísticas, lúdicas e motoras de conhecer o mundo. A utilização dos códigos que dão suporte às linguagens não visa apenas o domínio técnico mas principalmente a competência de desempenho, o saber usar as linguagens em diferentes situações ou contextos, considerando inclusive os interlocutores ou públicos.
NA área das Ciências da Natureza e Matemática incluem-se as competências relacionadas à apropriação de conhecimentos da física, da química, da biologia e suas interações ou desdobramentos como formas indispensáveis de entender e significar o mundo de modo organizado e racional como também de participar do encantamento que os mistérios da natureza exercem sobre o espírito que aprende a ser curioso, indagar e descobrir. O agrupamento das ciências da natureza tem ainda o objetivo de contribuir para compreensão do significado da ciência s da tecnologia na vida humana e social de modo a gerar protagonismo diante das inúmeras questões políticas e sociais para cujo entendimento e solução as ciências da natureza são uma referência relevante. A presença da matemática nessa área se justifica pelo que de ciência tem a matemática, pela sua afinidade com as ciências da natureza, na medida em que é um dos principais recursos de constituição e expressão dos conhecimentos destas últimas, e finalmente pela importância de integrar a matemática com os conhecimentos que lhes são mais afins.
Na área das Ciências Humanas, da mesma forma, destacam-se as competências relacionadas à apropriação dos conhecimentos dessas ciências com as suas particularidades metodológicas, nas quais o exercício da indução é indispensável. Pela construção do significado de seus objetos e métodos, o ensino das ciências humanas e sociais deverá desenvolver a compreensão do significado da identidade, da sociedade e da cultura, que configuram os campos de conhecimentos de história, geografia, sociologia, antropologia, psicologia, direito, entre outros. Nesta área se incluirão também os estudos de filosofia e sociologia necessários ao exercício da cidadania, para cumprimento do que manda a letra da lei. No entanto, é indispensável lembrar que o espírito da LDB é muito mais generoso com a constituição da cidadania e não a confina a nenhuma disciplina específica, todos os conteúdos curriculares desta área, embora não exclusivamente dela, deverão contribuir para a construção da identidade dos alunos e para o desenvolvimento de um protagonismo social solidário, responsável e pautado na igualdade política.
A presença das Tecnologias em cada uma das: A opção por integrar os campos ou atividades de aplicação, isto é, os processos tecnológicos próprios de cada área de conhecimento resulta da importância que ela adquire na educação geral – e não mais apenas na profissional – em especial no nível do ensino médio. Neste a tecnologia é o tema por excelência que permite contextualizar os conhecimentos de todas as áreas e disciplinas no mundo do trabalho. Não se tratará apenas de apreciar ou dar significado ao uso da tecnologia, mas de conectar os inúmeros conhecimentos com suas aplicações tecnológicas. Está ligada à atividades relacionadas à aplicação dos conhecimentos e habilidades construídas ao longo da educação básica, dando expressão concreta à preparação básica para o trabalho. Tais como o uso de recursos de comunicação como vídeos e infográficos e todo o mundo da multimídia; das técnicas de trabalho em equipe; do uso de sistemas de indicadores sociais e tecnologias de planejamento e gestão. Para não mencionar a incorporação das tecnologias e de materiais mais diferenciados na arquitetura, escultura, pintura, teatro e outras expressões artísticas. Se muitas dessas aplicações, como produto, têm afinidade com as ciências naturais, como processos identificam-se com as linguagens e as ciências humanas e sociais.