* Nossa Missão é oferecer à infância e à juventude um amparo e um saber que favoreçam o desenvolvimento pleno de suas aptidões físicas, mentais, morais e espirituais, formando as bases de uma nova humanidade, mais consciente de sua responsabilidade frente à própria vida, à sociedade em que vive e ao mundo.
FINALIDADE DA EDUCAÇÃO DO CEVI
* A Pedagogia do CEVI tem como finalidade a formação bio-psico-espiritual do educando, tendo em vista o desenvolvimento natural de sua vida consciente. Com base no método psicodinâmico dado a conhecer pelo CEVI, propicia o cumprimento dos dois fins da existência do homem: evoluir conscientemente e constituir-se em cidadão pronto ao conhecimento e ao mercado de trabalho.
OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO DO CEVI
Quanto à formação integral, habilitar o aluno para:
* desenvolver as funções de estudar, aprender, ensinar, pensar e realizar.
Quanto ao desenvolvimento da vida cidadã, favorecer ao aluno:
* ampliar a visão de mundo e das relações entre a sociedade e a natureza;
* desenvolver a capacidade de refletir e analisar a realidade em que vive e o mundo que o cerca;
* sentir-se co-responsável pela manutenção da vida no planeta em seus componentes físicos e humanos;
* participar e intervir ativa e responsavelmente na sociedade em que vive.
Quanto à qualificação para o trabalho, possibilitar ao aluno:
* adquirir competências, habilidades e condições intelectuais, sensíveis, sociais e técnicas que o habilitem a inserir-se no mundo do trabalho;
* adquirir conhecimentos que lhe permitam progredir nos estudos;
* adquirir a habilidade de aprender a aprender.
Aspectos do Processo Educacional
São considerados como pontos essenciais do processo educacional do CEVI:
* A realização, pelo educador, do processo de evolução consciente preconizado pela instituição, transformando-se, assim, em exemplo do que ensina.
* A formação de um ambiente onde imperem elementos éticos de afeto, respeito, alegria, disciplina, liberdade, estímulo ao saber e ao anelo de ser melhor e fazer o bem.
* O acercamento de estímulos sãos e elevados, naturais e positivos, indispensáveis à formação do caráter.
* A vinculação sensível, entre docente e discente, pelo cultivo do afeto, princípio fixador das relações humanas.
* O trabalho permanente com as faculdades mentais e sensíveis do ser, propiciando o cultivo e controle consciente de pensamentos e sentimentos, assim como o encaminhamento das energias instintivas.
* O favorecimento das manifestações tutelares do espírito da criança e do adolescente.
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